As sessões são agendadas de forma presencial ou online, em um dia e horário da semana, geralmente, com periodicidade semanal. No caso das sessões online é importante que você esteja num lugar confortável, que consiga garantir sua privacidade durante o atendimento, e que tenha internet com conexão estável. A maioria das sessões duram cerca de 50 minutos.
O atendimento realizado a partir da Psicanálise é um trabalho no qual não há uma estrutura ou temas pré-determinados para as sessões. O processo é feito a partir do que cada pessoa atendida quer abordar: seus sentimentos, experiências, memórias, sonhos e dificuldades, em associação livre. A partir disso, é feito um trabalho de escuta e interpretação que tem como foco a particularidade de cada uma das pessoas atendidas.
O atendimento de adolescentes é realizado de forma semelhante ao atendimento dos adultos, em horário agendado, geralmente com periodicidade semanal e com duração de cerca de 50 minutos. Também acontece de forma não previamente estruturada, sendo a escuta e as interpretações realizadas a partir da disponibilidade do(a) adolescente de falar sobre suas questões. Podem ser usados recursos lúdicos para facilitar esse processo, de acordo com a particularidade de cada pessoa atendida.
O atendimento de adolescentes ocorre de forma paralela a orientação de pais ou familiares responsáveis. O atendimento de orientação de familiares tem periodicidade variável, ocorrem de acordo com a necessidade de cada processo, podendo ser agendados por demanda dos familiares ou da profissional. Esses atendimentos tem como objetivo, a partir da escuta e orientação, compreender e trabalhar com as questões dos familiares na sua relação com o adolescente. Também podem ser realizadas sessões familiares em conjunto com o adolescente, sempre de acordo com a necessidade de cada processo.
Seguindo as diretrizes do Código de Ética Profissional da Psicóloga, todos os atendimentos têm como norma a preservação do sigilo do que for tratado durante as sessões, o que é assegurado tanto ao adolescente em suas sessões de atendimento individual, quanto aos familiares, nos atendimentos de orientação.
Existem diferentes formas de buscar atendimento psicológico e cuidado para sua saúde mental de forma gratuita. O SUS, Sistema Único de Saúde, tem como função garantir o cuidado integral da saúde, inclusive da saúde mental, de toda população, de forma gratuita. Pelas políticas públicas do SUS são oferecidos serviços de saúde que você pode acessar para buscar tratamento e cuidado para sua saúde mental e emocional. Abaixo vamos descrever os serviços de saúde pública que você pode encontrar na localidade onde você mora, e a forma de acessá-los.
Além disso, outra possibilidade de buscar atendimento psicológico clínico gratuitamente é através das clínicas escola. Todas as faculdades que têm o curso de graduação em Psicologia têm a obrigatoriedade de ter uma clínica, nas quais são oferecidos atendimentos para população, de forma gratuita. Os atendimentos nessas clínicas são realizados por estudantes de psicologia que estão cursando os anos finais da graduação e que são supervisionados por um(a) profissional de Psicologia, formado e mais experiente.
As UBS e PSF, muitas vezes conhecidos como “postinho” ou “posto de saúde”, ou em algumas localidades como centros de saúde, são serviços de saúde pública de atenção primária, o que significa que são serviços responsáveis pela prevenção, promoção e cuidado da saúde da população de uma determinada localidade. Sendo assim, sempre que você for buscar atendimento em um postinho, você deve buscar aquele que estiver mais próximo da sua residência.
Os serviços de atenção primária - UBS e PSF - são o que chamamos de porta de entrada do SUS, ou seja, para você acessar qualquer recurso de cuidado para sua saúde pelo SUS o primeiro lugar que você deve buscar é o postinho. Já que os serviços de atenção primária são responsáveis por acolher as demandas de saúde da população, cuidar e acompanhar as demandas que são de sua responsabilidade e/ou encaminhar as pessoas para os demais serviços de saúde responsáveis por demandas de maior complexidade, e que são mais adequados para cuidar daquela necessidade de saúde.
Muitas UBS e PSF realizam atividades para prevenção e promoção da saúde, como grupos de atividades físicas, de atividades artesanais, ou ainda grupos e atividades de planejamento familiar. Além disso, no postinho os profissionais de saúde - enfermeiras, agentes comunitários de saúde e médicos generalistas - tem a função de acolher as suas demandas de saúde mental, escutando e orientando, e se for o caso, te encaminhando para outro serviço de saúde, como um CAPS (sobre os quais vamos explicar abaixo), por exemplo, que podem te oferecer o cuidado que você precisa.
Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços de saúde mental ambulatorial de atenção secundária, ou seja, contam com equipes de saúde preparadas para cuidar de demandas de saúde mental de maior complexidade do que aquelas que são responsabilidade da atenção básica (UBS e PSF). São equipes multiprofissionais que podem contar com o trabalho de psicóloga(o)s, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiras, fonoaudiólogas e psiquiatras.
Dependendo do tamanho da cidade, pode-se contar com diferentes tipos de CAPS: CAPS III, que contam com leitos para atenção à crise, CAPS AD, voltados para o cuidado de pessoas em sofrimento mental decorrente do uso de álcool e outras drogas e os CAPS-IJ, voltados para o cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes.
Porém, muitas cidades, por terem um porte menor, contam exclusivamente com os CAPS II, que são Centros de Atenção Psicossocial que cuidam das demandas de saúde mental de toda a população daquela cidade, ou seja, de adultos, crianças, adolescentes e pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.
O atendimento nos CAPS pode ser iniciado por um encaminhamento feito pela UBS, PSF ou por outros serviços da Rede Pública (escolas, Conselho Tutelar, Serviços de Assistência Social, como CREAS e CRAS, por exemplo), mas também podem ocorrer por demanda espontânea, ou seja, que você busque atendimento no CAPS sem nenhum encaminhamento prévio. Em todos esses casos o atendimento no CAPS é iniciado por um atendimento de acolhimento, que é uma entrevista inicial feita por um profissional de saúde da equipe do CAPS, que irá escutar as suas demandas, te orientar quanto aonde buscar ajuda, te encaminhando para o serviço mais adequado, ou também agendando o início dos atendimentos no próprio CAPS, de acordo com o que for mais adequado em cada caso. Os acolhimentos no CAPS geralmente tem um horário específico para ocorrer em cada um desses serviços, entre em contato com o CAPS que você irá buscar e pergunte sobre os dias e horários de acolhimento.
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